Arquitetura Histórica

Com muitas casas tombadas pelo IPHAN - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e preservando muito dos aspectos arquitetônicos da época do descobrimento do ouro em Minas Gerais, São João del-Rei atrai muitos turistas em busca das histórias do tempo da colonização. Os detalhes desta arquitetura são de influência colonial, barroca e eclética e criam uma atmosfera peculiar à cidade, como se estivéssemos em outro tempo e espaço. As peças da coleção Passado Presente com este tema trazem o pau a pique, tipo de construção das casas coloniais, o pé de moleque, calçamento feito de pedras rústicas, as fechaduras, as grades e os lampiões de ferro que ornamentam as fachadas e as Casas Tortas, antigas e curiosas moradias que resistem na Rua Santo Antônio, uma das mais antigas de São João del-Rei.


Foto
Pé de Moleque: Na cidade mineira de São João del-Rei o “pé de moleque”, tipo de calçamento feito com pedras roladas, comum ao período colonial e de origem portuguesa, segue preservado nas ruas mais antigas, como a Santo Antônio, mais conhecida como a Rua das Casas Tortas.








Foto
Pau a Pique: Técnica construtiva utilizada no Brasil desde o período colonial, o Pau a Pique é feito com vigas e esteios de madeira preenchidos com barro e às vezes com palha e fibras vegetais. Sua origem mescla a experiência dos negros com o barro e dos índios com a trama de fibras e serviu para a construção das primeiras casas mineiras, algumas conservadas até os dias de hoje.