Coleção Passado Presente



A coleção Passado Presente traz para as peças o registro das vivências, memórias, histórias e paisagens da cidade de São João del-Rei contadas através dos saberes, da criatividade e habilidades do grupo de artesãos “Fibra Real”. Como que em uma expedição por sua própria cultura, estes artesãos buscaram nos detalhes da arquitetura histórica, nas crenças e tradições, nas festas populares e na paisagem nativa, as cores, formas e histórias que inspiraram a criação de sua primeira coleção.

Passeando pelo centro histórico de São João del-Rei os artesãos descobriram o passado no presente, a história preservada e sendo contada através de seus detalhes, como o calçamento das ruas mais antigas, ainda feito de pé de moleque, a aconchegante iluminação com os lampiões de ferro, as casas coloniais feitas de pau a pique, arejadas com grandes portas e janelas de madeira. Os rituais e crenças religiosas, tradicionais desde a época da colonização, misturam-se à cultura popular criando um repertório de objetos simbólicos que vão desde as plantas, como a quaresmeira, que anuncia o período da Quaresma, a palma, protetora em dias de tempestade, a arnica, com suas propriedades curativas e o rosmaninho, por seu aroma tranquilizante.

Com papel artesanal feito com fibra de bananeira, esculturas em cabaça, tecidos exclusivamente estampados e muita criatividade, as peças desta coleção contam uma parte da riqueza cultural desta cidade. Cada canto de São João dei-Rei tem algo a contar e são estas as histórias que estes mineiros lhe oferecem para lembrar sempre desta cidade com o coração.





0 comentários :